Quem sou Eu


---------------- Teólogo, Historiador, Professor e músico. Apaixonado por pessoas, pela vida e por viver no caminho do discipulado do Reino. ------------------

sábado, 31 de dezembro de 2011

FELIZ ANO VELHO


Feliz ano velho!!!
É só o que posso dizer!
Feliz ano novo é fácil, é muito mais fácil. O que vem ainda não aconteceu. Ainda pode ser alterado, ainda será escrito, pelo menos para nós seres dominado pelo tempo. Então,
Feliz ANO VELHO! Você não pode mais alterá-lo. Ele ficará no seu coração. O que você fez não tem volta está preso no tempo. Com diz o ditado três coisas não voltam a bala atirada, a palavra falada e a oportunidade perdida. Então, FELIZ ANO VELHO para você. Espero que tenha vivido intensamente. Mas Deus é tão misericordioso que nos dá sempre o novo, então quando no final de 2012 todos disserem feliz 2013, quero olhar pra você e perguntar: como foi 2012. Se você aprendeu, então FELIZ ANO VELHO PRA VOCÊ.  Substitua a palavra ACASO por ETERNO, e escute essa musica.

Devia ter amado mais, ter chorado mais
Ter visto o sol nascer, devia ter arriscado mais
E até errado mais, ter feito o que eu queria fazer...
Queria ter aceitado as pessoas como elas são
Cada um sabe a alegria e a dor que traz no coração...

O ETERNO vai me proteger enquanto eu andar distraído
O ETERNO vai me proteger enquanto eu andar...

Devia ter complicado menos, trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr, devia ter me importado menos
Com problemas pequenos, ter morrido de amor...
Queria ter aceitado a vida como ela é, a cada um cabe alegrias
E a tristeza que vier...

O ETERNO vai me proteger enquanto eu andar distraído
O ETERNO vai me proteger enquanto eu andar...

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Recado direto do Pai

Eu tenho umas coisas loucas, sabe?
nem sempre eu "oro" como as pessoas normalmente fazem.
Eu entro no quarto, tranco a porta, sento na cama.
Simplesmente começo a chorar, e sei que Ele me entende.
Ou simplesmente converso como se fosse com alguém na minha frente.
E outro dia,
tava conversando com Ele,
e terminei perguntando o motivo de servos dEle, como você, como eu, como meu pai,
pessoas que se esforçam tanto pra fazer a Obra terminam sofrendo.
E com um tempo, Ele me fez entender que
não há Obra sem amor.
E amor, implica você se abdicar de você por alguém,
implica sofrer pra que alguém seja feliz, digamos assim.
E que Deus, ah, Deus.
Ele NUNCA vai esquecer dos teus feitos.
porque ELE TE AMA.
E vê o teu sofrimento diário pra fazer a Obra que Ele te confiou.
E sorri ao ver um servo dedicado como você, meu querido.
e com certeza deve dizer: O Sacrifício do meu Filho valeu a pena.
Porque hoje, você faz minha Obra.
Porque ele é um servo fiel.
Valeu a pena.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Tempo



Enquanto o dia está amanhecendo, estou fazendo o de sempre. Três ou quatro coisas ao mesmo tempo. Assistindo um filme, fazendo um gabinete virtual com alguém que perdeu o sono e veio procurar ajuda. E postando este texto ao contemplar o amanhecer. Sinto-me muito bem enquanto amanhece. Entre 5h às 6h da manhã geralmente faço minhas orações, leio meus livros, escrevo meus textos, componho minhas canções.
Alguns acham que fazer muitas coisas ao mesmo tempo é um defeito. Talvez pela idéia advinda do senso comum de que quem faz várias coisas ao mesmo tempo, não faz nada perfeito. Só que isso me remete a questão do tempo. Sem querer citar todos os teóricos desta questão, vou ser mais direto. Todos nós temos nosso próprio tempo. E o meu é muito pouco para a intensidade, planos, sonhos e missão nesta terra.
E o que é a perfeição? E quem é perfeito? A única coisa de defeito que vejo neste mundo é viver com a sensação que não vivi tudo que devia. É deitar e sentir que está incompleto, vazio, ausente, distante, incoerente, maçante. Então celebro a hiperatividade sem deixar que ela me roube o tempo. Pelo contrário, que o prolongue e me dê mais anos do que qualquer um. 

sábado, 16 de julho de 2011

Hardcore na veia e Jesus no coração - Banda PRC-6



http://www.youtube.com/watch?v=jxgJUW6n5tk   

Na década de 90 ouvi pela primeira vez um banda de rock evangélica tocar com o mesmo profissionalismo de uma banda secular. Fiquei impressionado! E apesar de ser sertanejo, da cidade de Exu, terra de Luiz Gonzaga, Rei do Baião, tocar sanfona, violão e ser um amante de MPB, fiquei muito feliz em saber que a mensagem de Cristo atingia um publico especifico através do Rock. Ouvi Oficina G3 e ainda sei, se não todas, quase todas as musicas de todos os álbuns. Tocar e cantar. Quem nunca foi na década de 90 a um show de Catedral?? Que dias legais. Sem falar da Banda Resgate, Fruto Sagrado. E em Recife, bandas como Candelabro, Acesso Livre, Holocausto entre muitas evidenciavam uma época em que o Rock Gospel estava em alta. Por alguns motivos várias bandas desapareceram e o pior, não surgiram novas com som original e de qualidade. Talvez por falta de visão de lideres em investir nesse tipo de ministério, talvez pelo falecimento de rádios voltadas para este publico, talvez pela ausência de uma cultura musical em nossas igrejas. Fui vocalista da Banda Conexão Kyrios em 2001 junto com Márcio Branco, hoje guitarrista e produtor musical. Tocamos em vários lugares. 
       Mas hoje, estou realizado com o surgimento da Banda PRC-6. Composta por membros da Primeira Igreja Batista em Serra Talhada. João Víctor (voz), Daniel (guitarra solo), Marco Túlio (guitarra base), Pablo (baixo), Kelvin (teclado) e Vinícius (bateria). Jovens de Deus que estão sendo e serão grandemente usados por Ele para alcançar muitas pessoas através dessa ferramenta que é a musica. Assista um dos clip. É interessante destacar que nesta gravação quase não foi usado samples e outros artifícios tecnológicos. Este é verdadeiramente o som original dessa galera.O som da batera uma Mapex, Ficou poderoso e natural. As guitarras Tagima junto com o V’amp da Behringer me surpreenderam também. O baixo Ibanez como sempre não negou fogo, Som forte e redondo. 
      Hoje é um dia muito importante para a PRC-6, pois é o lançamento do CD. Será em praça pública. Estou tendo o prazer de ser o pregador desta noite tão importante para eles e de falar pra pessoas que ainda não conhecem a Deus e que vem aqui hoje atraídos pelo Rock. Glória e Honra a Deus todo poderoso, em nome do Senhor Jesus Cristo que nos Salvou. 

domingo, 26 de junho de 2011

Forró na Igreja


Alguém perguntou. Vai ter sermão na Festa do MIlho? COmo pessoas vão se converter? Filho, como nas bodas de caná os mlagres acontecem em silêncio. Jesus não pregou sermão antes de transformar água em vinho, nem todos fizeram. Ontem enquanto as bandas tocavam ritmos da terra, pessoas comiam comidas típicas, muitos milagres aconteciam. Alegria na presença de Deus, testemunho de que podemos festejar, sem se embregar, sem apelo a sexualidade, sem brigas, sem diminuir o outro, sem fanatismo e tudo isso é testemunho. E o maior milagre: paralelo a tudo isso os RELACIONAMENTOS estavam acontecendo. Pontes foram erguidas com corações sedentos por palavras nas vidas das pessoas, não nos livros. A história do evangelho é a história de relacionamentos que influenciam, que transformam outras vidas sem que ao menos uma palavra seja dita. O chamado para todos é para que façam discipulos, para que testemunhem. O pregar a palavra é inerente ao testemunhar. não pode haver incoerencia entre o que você fala e o que você vive. Ontem das 19h as 23h foi uma noite de milagres. Que aliás começou durante a semana quando as células prepararam bolo, milho, queijo, chocolate, cuzcuz, etc.  Doaram para vender para eles mesmos. Bazar durante a semana para levantar dinheiro e comprar os itens dos que estavam desempregados. Quer mais milagres? Pessoas que sairamd e casa ontem precisando sorrir, precisando de um abraço, casais que há anos ou nunca dançaram num salão. Muitas cores, crianças soltando bomba, correndo sem serem reprimidas, sem excessos, sem mácula. Senhoras com suas netas e netos rindo dos que não sabiam dançar,  pessoas de outras igrejas ou não, que vieram e se misturaram, conversaram, dançaram, louvaram e sairam com o desejo de voltar. E  quando deu 22h ao se aproximar da Banda principal que foi penalizada porque as outras se prolongaram,  e informar que teriam que baixar o som por causa dos vizinhos, desligaram tudo e puxaram a social na palma da mãe e na garganta até o pessoal cansar. E ainda tem mais milagres. Além dos que passaram o dia fazendo ornamentação, os que ficaram no final da festa guardando tudo. dando carona, preocupados com aquele que colidiu no transito, levando gente que mora longe em casa. Esses são alguns que ainda com sensibilidade conseguimos enxergar. Mas muitos outros milagres, curas, mudança de mentes, conversões aconteceram no coração de muita gente ontem e por causa de ontem o amanhã será diferente.  Tudo isso por que fizemos juntos. E JUNTOS SOMOS MELHORES.

domingo, 12 de junho de 2011

Solteiro? Sim. Sozinho? Nunca!!


Sempre comum quando vai se aproximando o dia dos namorados alguém me pergunta: pastor me diz como conseguir alguém o mais rápido possível? Não posso ficar sozinho. Tenho que ganhar presente! No entanto ouvi algo diferente dessa vez. Quando eu questionei sobre como seria passar este dia sem ninguém, então ouvi com tom de deboche a frase acima: ah mô véi... solteiro sim, sozinho nuncaaaa!!! Foi interessante ouvir isso de um discípulo de Cristo e muito mais, perto de vários outros discípulos, que por azar, estavam na frente de alguém que ler olhos fácilmente, e como eu os li naquela hora. Todos riram da gíria, balançaram a cabeça meio positivamente, com o canto esquerdo da boca meio tronco assim e olhos fitos entreabertos sem falar nada mas posso traduzir pra você: podes(iixishh) crer! È isso miermo! Oxe, intão, toh ligado! Tudo isso aconteceu rapidamente e não precisa demorar porque mais rápida é a indicação do Espírito Santo, que vem antes do sentimento de surpresa ou choque, de que é uma oportunidade para ministrar a palavra da verdade. Muita gente pensa e vive na filosofia dessa frase. E que desde já afirmo que os que vivem assim vivem na mentira e na escuridão. Só lembrando que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas. 1 João 1:5. A verdade é que solteiro sim, sozinho nunca se aproxima muito de “crente sim, besta não.” Que é a desculpa para os que tem problema de ira entrar numa briga “em nome de Jesus” justificando com essa frase, que insisto não é bíblica!! A verdade é que solteiro sim, sozinho nunca se aproxima de “casado sim, morto não”. Para justificar traições ou saídas para festas, boates sem o cônjuge. A verdade é que solteiro sim, sozinho nunca, parece ser o chavão de pessoas que tem dificuldade de esperar em Deus a pessoa certa, segundo a sua vontade. E que enquanto Deus não manda, vai passando o tempo com outras. Quando Deus resolver mandar, não está comprometida então fica tudo certo. Quanto mais você passatempo mais tempo você vai passar passando ele. De quebra você mancha sua imagem, machuca o outro e enche seu coração de minhocas. A verdade é que solteiro sim, sozinho nunca remete a vida hedonista que alguns tem tomado. Vidas de verdadeiros bailes, aliás de festas dionisíacas e que beiram as vezes dedicação a Baco. Sendo mais direto. É a filosofia de quem é viciado em sexo. E aqui pode ser em ficar. Tem sempre que ficar com alguém, tem sempre que estar jogando com alguém porque faz bem. Tira a solidão, melhora a auto estima e ainda faz inveja a amigos e amigas. Mas só pra e avisar que se você faz parte desse grupo de pessoas entenda que a coisa é mais profunda. Você precisa estar com alguém o tempo todo porque talvez tenha medo de rejeição, medo da indiferença, medo da solidão, e estas coisas você já deve ter sofrido em algum momento da vida. Além disso, ajuda na auto estima, a tentar dizer pra você mesmo que você é alguém porque alguém está com você, então auto afirmação do seu eu. A questão toda é que você pode ter tudo isso apenas tendo amigos e tendo uma pessoa pra namorar. E um aviso, meio chato. Talvez você precise de terapia. Tem coisas muito sérias pra tratar. Por fim fique muito feliz com a frase de uma discípula de cristo, que é minha ovelhinha, e deixou este pastor muito feliz, servindo como presente no dia do pastor eu é hoje. Ela disse “pastor no dia do índio eu não me agarro com índio, no dia de finados eu também não me jogo nunca cova, no dia do negro e não saio correndo atrás de nenhum negão desesperadamente, então no dia dos namorados porque eu tenho que conseguir um namorado as pressa? Quando Deus mandar, manda.” 

sábado, 21 de maio de 2011

Por trás das nuvens, o sol, por trás dos problemas, Deus.

Fui acordado pelo Espírito Santo. Para alguns a expressão não tenha muito significado. Para outros seja muito forte. No entanto é a mais pura verdade. E não a preciso provar. Eu sou uma prova viva da existência de Deus. Não gastarei muito tempo discutindo questões teológicas ou filosóficas sobre isso, mas te desafio a andar comigo no dia a dia e você verá o Senhor em mim. Ele me despertou como um pai acorda um filho para ter uma conversa. Aquela conversa do pai que ama muito o seu filho, mas por algum motivo, e apesar se verem o tempo todo, acabam se distanciando mesmo estando pertinho. E aí o filho toma algumas decisões sem consulta, se afunda em algumas crises e finge que está tudo bem, solta a mão do pai e fica andando atrás se distraindo com objetos interessantes no caminho. Mas veja que interessante, após seis horas de sono, o que é raro o meu caso, o meu pai, que já sentia falta da sua voz, me acorda e fala comigo através de tudo o que estou vendo agora. Interessante acordar, olhar o relógio e ver que não estou atrasado. Isso me dá uma tranqüilidade, detalhe deveria dormir um pouco mais. Olhar para Marily, minha esposa linda a quem amo e viverei até os últimos segundos dos nossos dias intensamente. E é intenso, e há amor, mesmo quando reclamo que ela é lenta para fazer as coisas, que não atende o celular porque deixa na bolsa e que guarda tudo o que eu deixo espalhada e não lembra onde colocou quando eu preciso. Ela é linda! Adoro os defeitos dela e ela tem suportado os meus. Sentando no terraço do meu terraço sinto o sol sobre mim que brilha frio, aquecendo lentamente meu rosto que se fixa nas nuvens dissipadas por sua presença. Bom dia. O sol está surgindo entre as nuvens esparsas como minha vida entre os problemas que não a conseguem vencer. Em direção ao sol está o jardim que o Senhor fez para mim com as mais belas flores de todas as cores que você possa imaginar e você devia saber que gosto de cores fortes. Deus sabe. Ele sabe tanto que preparou esta manhã para mim. E como se não bastasse sentir o sol, vislumbrar as flores e plantas como se estivessem numa festa, enquanto o calor evapora o orvalho da noite, ele me dá um coral de pássaros a cantar sem parar. Lembro da canção infantil “De manhazinha os passarinhos estão cantando louvando ao criador...”. Muito obrigado pai por me falar tantas coisas sem nenhuma palavra. Neste momento singular, onde as lagrimas do no meu rosto começam a rolar, me recordo de todas as minhas falhas, erros, preocupações. Minha procrastinação, o fato de não escolher a grandeza, em algumas áreas, mas se acomodar com a mediocridade. Logo eu a quem o Senhor chamou para ser um referencial. É impossível não te encontrar e me encontrar. Olhar nos teus olhos e não perceber os meus. Pois quando procuramos a ti, encontramos a nós mesmos, quando procuramos a nós mesmos, acabamos por te encontrar. Perdoa-me Pai, obrigado. Já sentia falta da tua voz me chamando para entrar. Organizar meus horários, retomar os caminhos, deixar de ser o melhor no improviso, ir mais fundo na oração, na comunhão, na adoração. Voltar a voltar do corpo, voltar a ler os livros abandonados, continuar os projetos inacabados. O CD que todos tanto cobram, a dedicação com os projetos da igreja neste ano. Eu sei que é o Senhor. Sei que é o teu espírito. Obrigado por poder estar frente a frente com o Senhor outra vez. Estive tantas vezes aqui, mas é como se o Senhor não estivesse. Eu sei que na verdade era eu quem não estava de verdade. O Senhor está sempre aqui. E em todo lugar que houver um coração como o meu agora, o Senhor estará. Esse pássaro que se aproxima de mim e que me olha surpreso, é o Senhor não é? Esse pássaro que pousa na grade da minha varanda há ponto de eu poder esticar o braço e pegá-lo. Ele não está perdido, não tem ninho aqui. É o Senhor! É o Senhor usando essa brisa, as flores o sol e o pássaro tão pequenininho e colorido cantando pertinho de mim só para enxugar minhas lágrimas. Eu sei é o Senhor me mostrando que sua presença é real. Que o Senhor é real, não que não creia, mas apenas para que eu possa rir e chorar ao mesmo tempo. É assim que o pai faz com o filho e é assim que Deus faz com seu servo. Eu te amo pai!

Fim de madrugada luz do sol
Marejando o dia que já vai chegar
Pousa o passarinho na janela
Lá vem ela manhã, lá vem ela manhã

E aqui de joelhos eu estou ,
Contemplando a ultima estrela
Cantando a canção da alvorada
Pra te fazer feliz, pra te buscar
Pra te reconhecer, pra te exaltar

Pra ver o sol que nada sol sem tua luz
Só pra saber que nada sou sem ti Jesus.

domingo, 8 de maio de 2011

Juntos somos melhores no cuidado com a família


 Muito pior do que o náutico perder para o Sport, muito pior do que as devastações da chuva, maremotos, terremotos que presenciamos é a crise na família. Os efeitos da crise familiar são devastadores. A disseminação de doenças que atingem o corpo e a alma, destruindo a família tão comum, tão normal na sociedade em que vivemos. E hoje na total dependência do poder do espírito santo, quero tirar lições da vida de um homem, da trajetória de um povo, para aprendermos como conduzir as nossas famílias para o lugar onde Deus quer. Em Êxodo 10. 3  a Bíblia diz: 3 Dirigiram-se, pois, Moisés e Arão ao faraó e lhe disseram: “Assim diz o SENHOR, o Deus dos hebreus: ‘Até quando você se recusará a humilhar-se perante mim? Deixe ir o meu povo, para que me preste culto. 4 Se você não quiser deixá-lo ir, farei vir gafanhotos sobre o seu território amanhã. 5 Eles cobrirão a face da terra até não se poder enxergar o solo. Devorarão o pouco que ainda lhes restou da tempestade de granizo e todas as árvores que estiverem brotando nos campos. 6 Encherão os seus palácios e as casas de todos os seus conselheiros e de todos os egípcios: algo que os seus pais e os seus antepassados jamais viram, desde o dia em que se fixaram nesta terra até o dia de hoje’ ”. A seguir Moisés virou as costas e saiu da  presença do faraó. 7 Os conselheiros do faraó lhe disseram: “Até quando este homem será uma ameaça para nós? Deixa os homens irem prestar culto ao SENHOR, o Deus deles. Não percebes que o Egito está arruinado?” 8 Então Moisés e Arão foram trazidos de volta à presença do faraó, que lhes disse: “Vão e prestem culto ao SENHOR, o seu Deus. Mas, digam-me, quem irá?” 9 Moisés respondeu: “Temos que levar todos: os jovens e os velhos, os nossos filhos e as nossas filhas, as nossas ovelhas e os nossos bois, porque vamos celebrar uma festa ao SENHOR”. 10 Disse-lhes o faraó: “Vocês vão mesmo precisar do SENHOR quando eu deixá-los ir com as mulheres e crianças! É claro que vocês estão com más intenções. 11 De forma alguma! Só os homens podem ir prestar culto ao SENHOR, como vocês têm pedido”. E Moisés e Arão foram expulsos da presença do faraó. O Egito não é o lugar da tua família. O Egito nesse contexto era um lugar de tirania, desesperança, desanimo, descrença, pressão física e psicológica. Fico lembrando o que passava na mente daquele povo quando José perto da sua morte disse: “eu morrerei mas Deus os visitará e os tirará dessa terra” . o povo crescia e trabalha cada vez mais. As coisas só piorava a cada dia. Quantas famílias vivem nas mesmas condições dos Hebreus. Num Egito espiritual, pais escravos das drogas ilícitas e licitas, mães prostradas diante de deuses falsos, filhos rebeldes. Não sei até onde vai tua situação. Mas entenda que Deus não esqueceu nem de você e nem da sua família. Precisamos entender de uma vez por todas que existe uma promessa para minha família e pra sua. Gn. 12.3 Deus diz a Abraão: Em você serão benditas todas as famílias da terra. Bendita significa feliz e próspera. Não podemos nos contentar com menos que isso. Foi promessa do Senhor! O lugar da sua família não é no Egito. Um outro aspecto é que não podemos negociar com o inimigo. No verso 8, Faraó pergunta: quem irá?  Moisés responde: Jovens, velhos, filhos, crianças, mulheres, rebanhos, ou seja, todos. Faraó já tinha tentando negociar com Moisés antes. No  cap. 8.25 ao dizer: vocês podem ir, mas não vão muito longe. Gente, se entrarmos nessa vamos nos quebrar. A proposta de Faraó é de mediocridade!! O Senhor nos convida a ir mais longe, mais fundo! Na comunhão, no discipulado, na adoração, vá fundo!!! Não seja superficial. Não há como adorar a Deus se ainda estamos acorrentados no Egito. Moisés disse: vai todo mundo!! Você precisa dizer a sua família: nós vamos sair daqui porque aqui não é o lugar que Deus quer que estejamos. Precisamos ir para a Jerusalém espiritual. Onde Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais se passou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. Deus quer tudo. Quer sua família, seu emprego, seu patrimônio diante dele, para servi-lo, para adora-lo. Os rebanhos eram o patrimônio daquele povo e Moisés disse vou levar os rebanhos para servir a Deus. Coloque tudo o que você tem no altar do Senhor. Deus vai manifestar sua glória. Não negocie com o diabo. Não desista de ninguém da sua família que ainda está no Egito espiritual. Deus quer tirar tudo e todos. Quando nós resolvemos nos entregar totalmente nas mãos de Deus. Não conseguimos imaginar o que ele pode fazer com a nossa vida. E por ultimo, Deus está chamando você para ser instrumento de libertação da sua família. Sempre transferimos a responsabilidade da melhoria da família para o outro. “Se minha esposa não fosse tão teimosa”, “se meu marido conseguisse outro emprego”, “se meus pais fossem ricos”, se, se, se. Para de transferir a responsabilidade e a missão que o Senhor deu para você. Assim como Moisés foi usado, Deus quer te usar. Deus quer inaugurar um tempo novo na sua vida. Um novo tempo na sua família. De felicidade, de paz, de prosperidade e não falo de prosperidade financeira, mas de conquistas. O projeto de Deus é para que a família cresça saudável e gere filhos saudáveis. Permaneçam juntos! Sozinho você pode até ir mais rápido, mas juntos nós vamos mais longe. Juntos somos melhores. apenas creia e o Senhor vai fazer o milagre na sua familia. Ouça a musica abaixo. eu a escutei a semana toda, repetidas vezes. Foi assim que o Senhor falou comigo. 




sexta-feira, 29 de abril de 2011

Namoro


Deus criou a família. Ela é à base da sociedade. Família saudável, filhos saudáveis, igreja saudável, cidade saudável país e mundo saudável. Então veio uma serpente malvada e pensou como vou fazer para que isto não aconteça? A serpente era invejosa e como era infeliz, queria que todos fossem como ela. Então ela traçou um plano para destruir a família. Mas não foi algo assim simples como nós pensamos que é. Por exemplo, uma doença, uma traição, falta de emprego, etc. Coisas trágicas que podem acontecer e acabar com um casamento ou família. Não, não, não! Ela foi muito mais além. Tudo começa então antes do casal se formar. Como fruto da geração que assistiu nas ultimas décadas a evolução e revolução tecnológica, o encurtamento das distâncias, a invasão das máquinas e o acesso a comunicação global instantânea, como fruto do sistema capitalista que trás como valores principais o consumismo impulsivo, individualismo e a competição entre os agentes sociais. Na adolescência e inicio da juventude onde se vive as paixões, descobre-se o amor que é observado por Luiz Gonzaga no Xote das Meninas repetindo “ela só quer e só pensa em namorar”, o que é natural, a sexualidade foi criada por Deus para ser usada de maneira saudável e correta. No entanto, todos os valores do nome mundo, os antigos valores comunitários, pedir a pai da moça para namorar, sonhar em casar na igreja, manter a pureza, conhecer e se apaixonar por apenas uma pessoa e viver o resto da vida com ela, tudo isso ficou em segundo plano. É assim que vai acontecendo. Assim que o menino dar os primeiros passos a mamãe mostra a filha da vizinha e diz: muito bem meu filho!! É pra namorar com todas!! Seja homem! E se cresce pensando ser homem é ter todas as mulheres. A serpente achou tudo ótimo. Mais tarde ele se pega apaixonado por uma, dando bola para outra e pesando: bom da minha sala de aula eu namoraria com quase todos, menos com uma ou outra ali. E vai se relacionando esperando só um sinal de um delas, qualquer uma. É a fase da confusão, de por não se conhecer, machucar a si mesmo e os outros. E a serpente acha ótimo. Aos 15 anos já está tudo certo. Namorando firme, eis a crise outra pessoa está interessada. E quando chega a TV que domina a indústria cultural e diz: é proibido proibir! Ninguém é de ninguém! A vida é curta! Curta! E então acontecem as traições, decepções, crises que vão formando o caráter da pessoa. E a serpente acha tudo isso ótimo. Após um ano de namoro, alguém pergunta e aí, como é, é só beijo ou vocês já...??? Porque você sabe né? Todo mundo faz!! Aproveita! Então começam os abraços mais quentes, sentar no colo, empurra-empurra nas paredes, namorar só em casa enquanto os pais estão trabalhando e assim vai. É a fase da vida sexual ativa. Onde a pessoa entre os valores que ainda restam e o forte desejo provocado pela fase de mudança biológica que altera os hormônios, a libido então, em alta, fica na duvida e é lógico é vencida pela química, pele, o que a bíblia chama de carne. Lembra? “A inclinação da carne é morte...” Ro. 8.6. E a serpente vai achando tudo isso ótimo. Então entre os 23 e 30 a pessoa já não mais virgem, já desiludida, já decepcionada, com traumas, lembranças das traições sofridas, das mentiras proferidas, do cansaço em terminar relacionamentos, já convicta de que homem nenhum presta e que ou que amigo de mulher é cabeleireiro. A serpente acha tudo isso ótimo. Junte a isso o medo de ficar só, de encalhar, de que não vai encontrar alguém para que ame, então entra num relacionamento frágil, mas que por não ter achado o príncipe vai se acostumando, o tempo vai passando, os espinhos de ambos vão se encontrando e há mais choro que risos, só se acalma na cama, na carne, no corpo. O resultado é que o namoro sofre toda a conseqüência das mentiras que a serpente plantou no coração ao longo da formação. Ou existe melhor momento de destruir uma pessoa a não ser na fase de formação? Já perguntava o salmista: “como purificará o jovem o seu caminho?” Sl. 119.9 Neste mês da família reflita sobre tudo aquilo que aconteceu no seu passado que ainda ordena suas decisões, relacionamentos, sua vida. E a você adolescente, jovem, como escapar de tudo isso? A resposta no salmo 119.9: “Observando o seu caminho conforme a palavra do Senhor.” O Espírito Santo sempre nos fala o que está certo e o que está errado. Talvez a letra desta música te faça entender melhor:

Conheci um mundo mal e com ele seus ardis
Me arrastei no lamaçal, Tudo isso por que quis
Saber mais que qualquer um, construir algum amor
Onde a paz pudesse ser, a verdade para eu ver
Mas Jesus Cristo veio e me achou assim tão sujo
E numa cruz por mim derramou sangue tão puro
Foi assim que me salvou
Eu conheço agora sim, a clareza de Jesus
Foi das trevas que eu vim, encontrei-me com a luz
Hoje quero sim saber do meu mestre e salvador
Quero dar-lhe o meu louvor e só nele eu posso crer

  

sábado, 2 de abril de 2011

Juntos somos melhores vivendo em união Sl 133


“Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o SENHOR ordena a bênção e a vida para sempre.”
Quando criança eu achava este salmo estranho. Nós chamávamos de salmo melado. “como óleo”, que coisa estranha, sobre a barba de Arão. Davi para nos comunicar a benção da unidade, se utiliza de duas ilustrações. A primeira é o óleo. Então precisamos conhecer este óleo. Davi teve sobre sua cabeça este óleo. E no livro de Êxodo 30.22 ao 33 diz:
22 Em seguida o SENHOR disse a Moisés: 23 “Junte as seguintes especiarias: seis quilos de mirra líquida, a metade disso, ou seja, três quilos de canela, três quilos de cana aromática, 24 seis quilos de cássia, com base no peso padrão do santuário, e um Galão a de azeite de oliva. 25 Faça com eles o óleo sagrado para as unções, uma mistura de aromas, obra de perfumista. Este será o óleo sagrado para as unções. 26 Use-o para ungir a Tenda do Encontro, a arca da aliança, 27 a mesa e todos os seus utensílios, o candelabro e os seus utensílios, o altar do incenso, 28 o altar do holocausto e todos os seus utensílios, e a bacia com a sua base. 29 Você os consagrará e serão santíssimos, e tudo o que neles tocar se tornará santo. 30 “Unja Arão e seus filhos e consagre-os para que me sirvam como sacerdotes. 31 Diga aos israelitas: Este será o meu óleo sagrado para as unções, geração após geração. 32 Não o derramem sobre nenhum outro homem, e não façam nenhum outro óleo com a mesma composição. É óleo sagrado, e assim vocês devem considerá-lo. 33 Quem fizer óleo como esse ou usá-lo em alguém que não seja sacerdote, será eliminado do meio do seu povo”.
A primeira característica desse óleo é ser perfume. Tudo era aromático. Davi sentiu o aroma agradável. O que Davi tinha em mente quando disse essas frases? É que a união comunica cheiro agradável. Uma igreja em união exala um perfume agradável. Um perfume agradável nos atrai e o odor nos repele. O desejo de Deus é que os irmãos vivam em união de tal forma que produzam o bom perfume de Cristo e as pessoas se sintam atraídas. O odor afasta, leva as pessoas pra longe. Que desse lugar possa sair um cheiro que atraia a unidade. Aquela é uma igreja onde as pessoas se amam, onde vivem em harmonia, sentimos o perfume.É possível que nossas comunidades sejam limpas dos maus odores. Que exalem o perfume de unidade que atraiam as pessoas. A estratégia de Jesus foi essa, ele disse: “quando vos amardes, nisto conhecereis meus discípulos”.
A segunda característica é que o óleo era caríssimo. A união entre os irmãos custa muito caro. Estamos ouvindo um evangelho barato, onde se confunde graça com graça barata. A graça custou um preço elevadíssimo e custa um preço altíssimo. É preciso negar-se a si mesmo. Jesus disse alguém quer vir a mim tome todo dia sua cruz e siga-me. Significa morrer todos os dias. Negar-se. Unidade só é possível com negação. Quando um casal está se divorciando, ninguém negocia nada. Não querem mudar nada, não cedem um palmo. É impossível ser igreja sem quebrantamento, sem se negar. A coisa mais dura de se quebrar no corpo humano é a servis, dobrar a servis. É mais difícil pedir perdão do que perdoar. Perdoar o coloca numa condição de superioridade. Mas pedir perdão o humilha! Tudo o que nos humilha vem de Deus, porque ele quer nos quebrar. E sabe qual a diferença de um crente quebrantado e um crente endurecido?
O crente endurecido é o que sempre quer mudar os outros! O outro é o problema, foi o outro que feriu. O crente quebrantado já descobriu que ele é o seu problema. Sou eu mesmo. Ele está disposto a lidar consigo e não com os outros. Queremos ser uma igreja em união, disposta a ser quebrada, humilhada, mas você não cede não se humilha, não abre mão um centímetro, você não consegue ser corpo, se ligar a ninguém. Porque está sempre no projeto de mudar os outros. Sabe o que é uma igreja legalista? É aquela que está sempre querendo mudar o outro, regras pra o outro, não tratam consigo. Querem ver uma igreja quebrada? É aquela composta de gente como o publica no. Se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, não entrarás no reino. O fariseu disse eu sou, eu faço eu tenho, o publicano não teve coragem nem de orar.
A segunda característica é o preço, há um preço altíssimo que é o da humilhação. Está disposto a se humilhar? A aprender com você e não com seu cônjuge? A lidar com seu pecado? Você será um fator de unidade. Mas esse preço é caro porque lida com a síndrome de Satanás, que é a soberba. Davi dizia livra-me da soberba e ficarei livre de grande transgressão. A soberba precede a ruína. Nós todos temos este vírus letal. E o principal trabalho é perseguir o vírus da soberba. E quando estamos em situação que estamos humilhados é Deus. O livro o Intercessor – a vida de Rees Howells. Interessante o nível de quebrantamento que Deus o levou. Ele abriu uma missão no país de Gales junto com um amigo e a missão floresceu. E as pessoas chegaram pra seu amigo e disseram: você tem que sair daí porque você sempre vai ser à sombra do Rees Howells. Deus o constrangeu a entregar o ministério para o outro. Mas não foi num culto publico, ele deixou como se o ministério dele se acabasse. Esse livro ensina. Diga para o Senhor eu não quero ser o foco da aprovação, do reconhecimento. Gente que diz estou aqui há muito tempo, quero esse cargo, sou amigo de fulano, de sicrano, sou melhor que todos.
O evangelho é a solução para o mundo, porque a cruz nos nivela por baixo. Em Cristo somos tralha, fracos. É muito caro, porque custa ceder, honrar o outro, considerar o outro maior do que nós. Vivemos um evangelho hollywoodiano. De benção, conta no banco grande, carro do ano, etc. isso é diferente do que ele falou. Seguir a Jesus é pedreira, é morrer, é sucumbir a sua vontade, é negar-se. Vocês querem isso? Jesus fez o culto da desistência. Em João seis. Disse: “quem não comer a minha carne e não beber o meu sangue não pode ser meu discípulo.” Um monte foi embora e vocês querem? Não Senhor, para onde iremos nós? Jesus é a única razão que dá significado em nossas vidas! Você está atrás apenas dos benefícios.
O óleo era santo – só podia ser usado para unção dos reis, sacerdotes. Davi ao falar que a união é como o óleo, ele estava falando de algo santo. Deus nos separou porque somos propriedades exclusivas dele, nação santa. Quando Israel foi dominado, conquistadores entraram no templo a cavalos, ofereceram os vasos as suas divindades para zombar de Deus. Quais são os vasos sagrados do templo? Você é templo. Sua língua, suas mãos, seus pés. E o diabo tem um prazer enorme em usar os vasos sagrados do templo do Senhor. Você quer união entre os irmãos, significa que você não vai deixar usar seus lábios para o diabo, nem suas mãos. Preste atenção onde seus pés o levam. Onde estão colocando os teus olhos, o que você está olhando. É tempo de santidade. Vasos de honra. Esteja consciente do que isso significa. Há muitas coisas neste texto que devemos pensar. Mas Davi ainda fala outra figura sobre a união.
Viver em união é como o orvalho do Hermon. Fica no norte da palestina. Coberto de neve e faz um contraste com o deserto. Os irmãos viverem em união é como o orvalho. Ali ordena o Senhor a sua benção.Quantos já viram um Oasis? A pessoa vai em direção a água chega lá é miragem. O mundo escuta o nosso discurso de amor e temos q ter cuidado para n ser apenas miragem. As pessoas escutam nosso discurso, e quando chegam aqui não podem encontrar só areia. Se a igreja não se tornar um Oasis ela será amaldiçoada pelas pessoas que se sentirão traídas, decepcionadas. É como orvalho.
Cada um tem que pensar... Eu quero crescer com meus irmãos! Viver comunidade e isso se dá através dos pequenos grupos. Você vem pra o culto e fica avaliando tudo apenas. Pastor o sermão está fraco, etc. Assiste o culto. Aqui no culto é muito bom. Mas não tem jeito de conhecer a dor do seu irmão. Não venha com desculpa que não tem tempo. Sempre temos tempo para tudo o que é importante. Temos pequenos grupos em todos os horários. Meu desafio é... Se vire! Arranje tempo para está em pequenos grupos, vivendo comunhão, conhecendo as feridas uns dos outros. No domingo a noite não dá tempo nem de pecar uns com os outros. Tem que ralar, que está junto, conhecer a dor, a alegria. Quando alguém chora, não damos só conselho. Mas choramos com ela. Tem que conhecer, as dores, as falhas, etc. aí vamos ser orvalho.
É isso que você quer? Ou você quer só um pouquinho de religião para acalmar sua consciência?


domingo, 13 de março de 2011

Encontro com Deus

                                     


Já é tradição o nosso acampamento no feriado de carnaval, e assim como em anos anteriores, o local foi o que menos importou. Alguns dormiram em barraca, outros nas redes, outros nas camas - quando elas existem -, os mais criativos em sacos de dormir, os mais preguiçosos não levaram nada e ainda assim conseguiram um cantinho para descansar. A rotina nós já conhecemos: dormir tarde, acordar cedo, fila para almoço, para o banho. Há aqueles que não saem da piscina, curtem um futebol às 5h da amanhã, dominó, uno, louvor, pregação.
 Mas a grande diferença desse para outros é que esse acampamento foi marcado por um profundo ENCONTRO COM DEUS. Foi cuidadosamente preparado para que cada acampante tivesse o que a bíblia chama de PENIEL – Encontro com Deus. Assim como Jacó em Genesis 32:20, cada um de nós experimentou um encontro especial com Deus. E houve cura, libertação, transformação, quebrantamento, mudança de vida e de caráter, conversões a Cristo. Nossas experiências com certeza não cabem neste pequeno texto, mas quero compartilhar com você um pouco do que aprendemos, são 12 princípios para manter-nos livre em Cristo:
1o Princípio - Ande em arrependimento e no temor do Senhor. 2o Princípio - Rejeite o pecado consciente.  Você pode ter qualquer demônio de volta, abrindo a porta da sua vida por meio do pecado consciente.  Porque você é humano, você irá pecar.  Quando pecar, você precisa arrepender-se imediatamente.  Não carregue o seu pecado: Confesse-o e abandone-o. 3o Princípio - Destrua todos os objetos ocultos e toda literatura pornográfica ou maléfica.  Cuide com aquilo que traz para dentro da sua casa.  Leia somente aquelas coisas que são agradáveis a Deus. 4o Princípio - Estude para preparar-se para o ministério.  Use os materiais diários de crescimento do trilho de Treinamento para desenvolver tanto o hábito de adoração diária como o hábito da leitura diária da Bíblia. 5o Princípio - Prepare um Diário de Oração usando um caderno, e anote as impressões que teve nas suas orações diárias.  Fazendo assim, você logo aprenderá a diferença que existe entre os seus pensamentos e a voz de Deus falando a você.  Lembre-se - Ele sempre está falando: o problema é que nós não ouvimos.  Chame esse momento diário de “tempo no quarto de escuta”. 6o Princípio - Participe fielmente da sua célula e compartilhe nela suas necessidades espirituais.  Também aprenda a levar o fardo de outros membros da célula e leve-os diariamente ao seu quarto de escuta. 7o Princípio - Cuide da sua mente e dos seus pensamentos. Recuse-se a permitir que pensamentos negativos, críticos, de ressentimento, luxuriosos, maus ou egoístas sejam considerados.  Leve todo pensamento cativo à obediência a Cristo! 8o Princípio - Esteja em submissão aos que estão em condição de autoridade sobre você, assim como ao Senhor. 9oPrincípio - Vista os trajes do louvor.  Viva em espírito de adoração por meio das atividades diárias.  Paulo disse para “Orar sem cessar”. 10o Princípio - Use a autoridade dada a você no nome de Jesus para repreender e expulsar qualquer coisa que seja do diabo. 11o Princípio - Liberte-se da falta de perdão, ressentimento e amargura em relação aos outros no momento em que você se conscientiza da sua existência em sua vida. 12o Princípio - Seja um produtor segundo Gálatas 5:22-23.  Permita o Espírito Santo produzir estes frutos em você.

Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei.” – Gal. 5:22-23

 Uziel Bezerra